O método do Pote financeiro
Um conceito muito utilizado em consultoria de finanças pessoais é o método do pote financeiro.
Talvez você encontre artigos ensinando este método utilizando vários potes, um pote para cada tipo de despesa. Esse método pode ser utilizado dessa forma, mas hoje aqui quero lhe mostrar uma forma diferente de utilizar o pote financeiro.
Para entender o conceito do pote financeiro que quero apresentar aqui preciso primeiro explicar os três tipos de rendas. Este método lhe ajudará na construção da sua riqueza.
Renda fixa: é o valor que você recebe mensalmente oriundo do seu trabalho ou da aposentadoria. Apesar do nome ser renda fixa ela pode variar, por exemplo um vendedor que seu salário varia de acordo com as comissões recebidas.
A renda fixa deve ser utilizada para pagar suas despesas fixas e variáveis e ainda sobrar no mínimo 10% para investmentos.
Renda extra: é o dinheiro que você consegue ganhar utilizando seu tempo livre. Digamos que você trabalha de segunda a sexta-feira das 08 horas até as 18 horas para receber sua renda fixa, se você fizer algum trabalho extra a noite ou no final de semana, o dinheiro que você receber deste trabalho é sua renda extra.
Podemos citar como exemplos de renda extra marketing multinivel, blog ou canal no YouTube, aulas particulares, etc. O ideal é que sua renda fixa pague todas suas despesas e sua renda extra seja utilizada apenas para investimentos.
Renda passiva: é o dinheiro que você recebe sem gastar tempo significativo. Os gurus das finanças dizem que é quando o dinheiro trabalha para você. Alguns exemplos de renda passiva são: aluguel, direitos autorais, participação nos lucros e investimentos.
Considerando que somente a renda fixa deve ser utilizada para despesas é que a renda extra e a passiva devem ser utilizada para investimentos você pode estar se perguntando quando terei um dinheiro para gastar com um passeio ou um presente que eu queira me dar?
É aqui que entra o conceito do pote financeiro. Veja como conquistar a sua liberdade financeira.
O pote financeiro é um método para você levantar uma determinada quantia em dinheiro que você não tem a partir de um lugar novo para financiar um desejo como uma viagem ou algo que queira comprar.
Vamos exemplificar para ficar mais fácil. Todo o lucro da venda destes cupcakes vai para esse pote. Note que o nome do pote está relacionado com a origem do dinheiro (cupcake) e não com a finalidade (viagem).
Não interessa se você tem muitas dívidas, Descubra um modo de gerar dinheiro. Lembra-se que nós é que somos protagonistas de nossa história. E nem venha me falar de crise. Para quem está disposto a trabalhar esta palavra não existe!
Para quem tem criatividade tudo pode virar uma fonte de renda! Só não vale ficar sentado no sofá até marcar o seu lugar, reclamando da vida. Afinal, a vida te dá mais do mesmo. E se teu comportamento é de desânimo, reclamação e preguiça, você nunca vai ter dinheiro e saldo positivo.
Portanto, lembre-se: somos nós que construímos o nosso presente. Trabalhe muito, aprenda a administrar o pouco dinheiro que sobrar, para depois poder administrar mais dinheiro.
Fazendo assim você vai conseguir atingir seu objetivo da viagem, vai trabalhar sua criatividade para obter novas fontes de rendas e principalmente não vai precisar retirar dinheiro da sua renda extra e passiva para despesas.
Boa sorte na criação dos seus potes financeiros.
Conte seu caso nos comentários.
Saiba mais sobre Finanças Pessoais