Como Guardar Dinheiro Ganhando Pouco
Muitas pessoas até dizem que tentam guardar dinheiro, mas sempre tem desculpas que justificam o fato de nunca sobrar nada no final do mês e não conseguem economizar e reclamam que sua renda fixa mensal permite pagar as dívidas ou despesas mensais.
Esse é um dos principais motivos que faz com que a maioria das pessoas não conseguem fazer uma reserva de dinheiro para o futuro.
Mas se eu te dissesse que mesmo sem aumentar seu salário você consegue economizar todo mês?
Neste post vou explicar tudo que você precisa para começar a economizar dinheiro todo mês garantindo assim uma reserva financeira para o futuro.
Primeiramente vamos entender do assunto finanças pessoas ...
Finanças pessoais
É o estudo da aplicação de conceitos financeiros e empresariais nas decisões financeiras de uma pessoa ou de uma família.
Em Finanças Pessoais, são consideradas todas as características da família e os diversos eventos financeiros que esta atravessa, bem como a sua fase de vida, de modo a proporcionar um planejamento financeiro adequado às suas necessidades e prioridades.
Saiba mais sobre Finanças Pessoais
Objetivo das finanças pessoais
O principal objetivo é ajudar as famílias a fazer um uso adequado do seu dinheiro, permitindo a satisfação das necessidades da família de acordo com as suas prioridades e capacidades. A capacidade de analisar a melhor alocação do dinheiro no tempo é um dos principais instrumentos de sucesso de qualquer pessoa. A maneira responsável e profissional em lidar com os recursos financeiros permite o equilíbrio no orçamento e o atingimento de objetivos.
Por que é tão difícil aplicar os conceitos de finanças pessoais?
Porque dá trabalho gerenciar finanças. No ambiente empresarial é fácil pois as pessoas são pagas para fazer a gestão financeira, mas individualmente a pessoa precisa dedicar do seu tempo livre para fazer sua gestão financeira pessoal. Muitas pessoas não querem gastar tempo com isso, não tem paciência para fazer estes controles e acabam não fazendo nada.
Ao mesmo tempo que é difícil, quanto mais educação financeira a pessoa tiver e colocar em prática, mais ela conseguirá utilizar bem seus recursos financeiros evitando falta de recurso e ainda fazendo poupanças para o futuro.
Um dos maiores causadores de problemas financeiros
As pessoas precisam aprender a controlar a chamada "taxa de ansiedade". Se uma pessoa que tem uma renda baixa conseguir controlar sua taxa de ansiedade, ela conseguirá fazer poupança, pois ela poupa primeiro e consome depois. Já quem tem mais dinheiro vai adequar os gastos ao que realmente necessita.
Quando compramos algo parcelado ou financiado estamos antecipando a aquisição do bem em troca de uma dívida por algum período, nesse caso nossa ansiedade é maior que nossa paciência e preferimos comprar agora e pagar por um determinado período do que economizar por um período e comprar depois. Claro que algumas vezes isso é necessário e também não é ruim, o problema quando isso via o modus operandi.
Por que é tão importante ter uma reserva financeira
Porque problemas acontecem! Uma reserva financeira é importante para que ocasiões assim sejam enfrentadas de forma a não prejudicar seu estilo de vida e, mais importante, não tirar seu foco – que deve permanecer na resolução do problema.
Outro ponto da importância de uma reserva financeira é aproveitar oportunidades. Quantas vezes você já deixou de ganhar um desconto especial ou aproveitar uma promoção por não ter o dinheiro e, mãos naquele momento? Todo início de ano temos que pagar alguns impostos anuais e se tivermos o recurso em mãos ganhamos um bom desconto, é um dinheiro que você ganha por ter uma reserva.
Qual o melhor tipo de reserva financeira?
O melhor tipo de reserva financeira é o que tem maior liquidez. É aquele que você pode usar o dinheiro a qualquer momento. Você pode ter várias reservas financeiras, mas é importante ter uma reserva financeira na poupança pois a liquidez é imediata.
Como guardar dinheiro ganhando pouco
A maneira mais eficaz para você conseguir guardar dinheiro independentemente do quanto você ganha é se pagando primeiro.
Para aplicar este conceito de se pagando primeiro você precisa ter outra conta separada da conta que você recebe sua renda fixa. Quando você receber a primeira coisa que você fará será transferir uma quantia para sua outra conta, de preferência poupança, e só então usa o restante do dinheiro para pagar suas contas.
Esse método é muito simples e muito eficaz, pois antes de pensar se vai sobrar algo no mês você já transfere o dinheiro e depois faz as contas com o que sobrou.
Seus credores vão te lembrar o que você tem que pagar, não tem como você esquecer de pagar uma conta, por isso você tem que se pagar primeiro porque se você não fizer isso você não vai cobrar a se mesmo.
Veja aqui como aprender a controlar seu dinheiro e se tornar uma pessoa rica
Qual o tamanho ideal da reserva financeira
Depende do quanto de segurança você quer ter, uma pergunta interessante é se você perder sua renda fixa hoje por quanto tempo você tem recurso para sobreviver mantendo seu estilo de vida atual?
Isso é muito relativo, mas nos estados unidos existe até uma expressão no meio empresarial que o ideal é ter uma reserva financeira para 06 meses. Seis meses é um tempo bom para se reorganizar em casos mais drásticos.