Curso de Pintura Hidrográfica WTP Em Nina Rodrigues MA

Curso de Pintura Hidrográfica WTP Em Nina Rodrigues Maranhao

Título: Curso de Pintura Hidrográfica WTP Em Nina Rodrigues MA
Criado em 22/06/2017 - Publicado em - Atualizado em 19/09/2024
IS2 Software Popular do Brasil
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Oportunidade de Renda Extra Com Pintura Hidrográfica

Aprenda a técnica de pintura hidrográfica em UM FINAL DE SEMANA e comece a VENDER na sua Cidade (Nina Rodrigues), Bairro ou Região

[Passo a Passo] Aprenda a Personalizar QUALQUER TIPO DE OBJETO e ganhe dinheiro trabalhando em casa

[E O MELHOR] trabalhe com Pintura Hidrográfica SEM NENHUM equipamento de pintura

 

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Curso de Pintura Hidrográfica WTP Se você mora em Nina Rodrigues Maranhao e está procurando um curso de Pintura Hidrográfica WTP, VOCÊ ESTÁ NO LUGAR CERTO.

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Este curso é oferecido na modalidade EAD/Online com a mesma qualidade de um curso presencial. As principais vantagens de fazer um curso online são: flexibilidade de horários; sem custo de transporte e alimentação; valor bem inferior em relação a um curso presencial; mesma qualidade do curso presencial; Conteúdo sempre atualizado; Desenvolvimento de habilidades atraentes ao mercado.

Você conhece a mais nova e revolucionária técnica de personalização de peças que chegou ao Brasil? Ainda não? A Pintura Hidrográfica ou WTP – (Water Transfer Printing) trata -se de uma nova metodologia de pintura na água que vem tirando o fôlego de muita gente, ela já é bastante utilizada nos Estados Unidos na personalização de peças automotivas, assim como aros, retrovisores e acessórios internos, as peças motociclísticas também não ficam de fora, como capacetes entre outros acessórios.

Mas como quase tudo que é lançado lá fora, essa técnica demorou um pouco para estar chegando ao Brasil. Para quem tem uma visão empreendedora isso é uma ótima notícia, já que existem poucas pessoas qualificadas por aqui oferecendo esse serviço e você pode sair na frente deles. Está conseguindo ver vantagem nisso? Particularmente eu vejo nisso uma Grande Oportunidade de Montar um Negócio e deixar a concorrência a ver navios. Fique comigo até o final do artigo que vou te mostrar como fazer isso!

Os itens necessários para realizar a técnica são: Um tanque de água (em que caiba o objeto que irá pintar); uma película personalizada com o desenho de sua escolha; spray ativador; verniz para finalizar.

A película é colocada delicadamente na água deixando-a uniforme; logo em seguida é aplicado o spray ativador que irá derreter a película desenhada na água fazendo em seguida a mágica acontecer; o objeto é inserido cuidadosamente no tanque e logo quando você retirar, verá que ele estará decorado; espere secar de 10 á 15 minutos e finalize envernizando para dar brilho e aumentar a durabilidade.

Parece simples, não? Porém antes da decoração do objeto é necessário um tratamento, além de todo cuidado que se deve tomar durante o processo. Existem cursos especializados nesta técnica, um deles é o Curso de Pintura Hidrográfica WTP Brazil, Curso pioneiro no Brazil responsável pela maior comunidade de WTP do Brasil (Grupo de Alunos no WhatsApp).

Faça parte deste mercado você também !

Tags: pintura personalizada de peças automotivas; pintura personalizada de aros; pintura personalizada de retrovisores; pintura personalizada de acessórios internos do carro; pintura personalizada de capacetes; pintura personalizada de acessórios de motocicletas

 

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Conteúdo do Curso

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do Curso de Pintura Hidrográfica WTP (Water Transfer Printing) em @NomeCiade Maranhao

Aprenda como funciona pintura hidrografica no curso completo do Gringo WTP, 100% online e totalmente simplificado num passo a passo de como fazer pintura hidrografica. Você saberá tudo que precisa, kit pintura hidrografica, para começar a trabalhar com pintura hidrografica caseira.

MÓDULO - APRESENTAÇÃO

  • INTRODUÇÃO AO CURSO DE PINTURA HIDROGRÁFICA GRINGO WTP
  • LISTA DE MATERIAL PARA PINTURA HIDROGRÁFICA
  • EQUIPAMENTOS (PISTOLAS DE PINTURA) PARA PINTURA HIDROGRÁFICA

MÓDULO 1 - PREPARO DAS PEÇAS PARA RECEBER A PINTURA HIDROGRÁFICA´

    A preparação das peças é a etapa mais importante do processo de pintura e acabamento. Lixamento e limpeza (Técnicas, tipos de lixa, etc.) Aplicação de Primer e seladores de aderência

  • AULA 01 VIDEO-GAME - LIXAMENTO PEÇA PINTURA HIDROGRÁFICA
  • AULA 02 VIDEO-GAME - SELADORA DE PLÁSTICO
  • AULA 03 VIDEO-GAME - PRIMER P.U.
  • AULA 04 JOYSTICK - SELADORA DE PLÁSTICO
  • AULA 05 CORNETA DE SOM - SELADORA E PRIMER P.U
  • AULA 06 LATERAL HONDA 150 - LIXAMENTO
  • AULA 07 LATERAL HONDA 150 - PRIMER P.U.
  • AULA 08 LIXAMENTO RODA DE CARRO PARA PINTURA HIDROGRÁFICA
  • AULA 09 RODA DE CARRO - PRIMER P.U.
  • AULA 10 RODA DE CARRO - PÓS PRIMER
  • AULA 11 PREPARO DE PEÇAS DE MOTO PINTURA HIDROGRÁFICA

MÓDULO 2 - PINTURA HIDROGRÁFICA

Nesse módulo vamos começar a dar vida e cor as peças. Técnicas e equipamentos (Pistolas, pressão, etc.)

  • AULA 01 PINTURA HIDROGRÁFICA EM VIDEO-GAME
  • AULA 02 PINTURA HIDROGRÁFICA EM CONTROLE DE VIDEO-GAME
  • AULA 03 CORNETA DE SOM - PINTURA
  • AULA 04 LATERAL HONDA 150 - PINTURA
  • AULA 05 LATA DE ALUMINIO - PINTURA
  • AULA 06 PINTURA HIDROGRÁFICA EM RODA DE CARRO
  • AULA 07 PINTURA HIDROGRÁFICA EM PEÇA DE MOTO PARTE 1
  • AULA 08 PINTURA HIDROGRÁFICA EM PEÇA DE MOTO PARTE 2

MÓDULO 3 - MERGULHO HIDROGRÁFICO OU WTP OU HYDRO DIPPING

Sem dúvidas essa é a Etapa mais aguardada do curso. A transferência da película para a peça. O Famoso Mergulho WTP. Aqui é onde de fato vamos personalizar nossas peças. Passo-a-passo para realizar um mergulho perfeito, sem desperdício de material. Técnicas e Equipamentos (pistolas, pressão, etc.).

  • AULA 01 COMECE POR AQUI - PARTE 1
  • AULA 02 COMECE POR AQUI - PARTE 2
  • AULA 03 MERGULHO HIDROGRÁFICO EM VIDEO-GAME - PARTE 1
  • AULA 04 MERGULHO HIDROGRÁFICO EM VIDEO-GAME - PARTE 2
  • AULA 05 MERGULHO HIDROGRÁFICO EM VIDEO-GAME - PARTE 3
  • AULA 06 MERGULHO WTP EM CONTROLE DE VIDEO-GAME
  • AULA 07 MERGULHO WTP EM CORNETA DE SOM
  • AULA 08 MERGULHO WTP EM LATERAL HONDA 150
  • AULA 09 MERGULHO WTP EM LATERAL 2 150 HONDA
  • AULA 10 MERGULHO WTP EM LATERAL 125
  • AULA 11 MERGULHO WTP EM LATERAL 2 125
  • AULA 12 MERGULHO WTP EM LATA DE ALUMINIO
  • AULA 13 MERGULHO HYDRO DIPPING EM PEÇAS DE MOTO PARTE 1
  • AULA 14 MERGULHO HYDRO DIPPING EM PEÇAS DE MOTO PARTE 2
  • AULA 15 ERROS E ACERTOS NO MERGULHO HIDROGRÁFICO PARTE 1
  • AULA 16 ERROS E ACERTOS NO MERGULHO HIDROGRÁFICO PARTE 2

MÓDULO 4 - ACABAMENTO DAS PEÇAS COM PINTURA HIDROGRÁFICA

Esta é a parte crucial do seu trabalho. É onde ele vai ganhar brilho, qualidade e durabilidade.

  • INTRODUÇÃO SOBRE ACABAMENTO DE PINTURA HIDROGRÁFICA
  • AULA 01 ACABAMENTO PINTURA HIDROGRÁFICA VIDEO-GAME - PARTE 1
  • AULA 02 ACABAMENTO PINTURA HIDROGRÁFICA VIDEO-GAME - PARTE 2
  • AULA 03 ACABAMENTO PINTURA HIDROGRÁFICA VIDEO-GAME - PARTE 3
  • AULA 04 ACABAMENTO WTP CONTROLE DE VIDEO-GAME
  • AULA 05 ACABAMENTO WTP LATERAL HONDA 150
  • AULA 06 ACABAMENTO WTP LATERAL 2 HONDA 150
  • AULA 07 ACABAMENTO WTP LATERAL SUZUKI 125
  • AULA 08 ACABAMENTO WTP LATA DE ALUMINIO
  • AULA 09 ACABAMENTO HYDRO DIPPING RODA DE CARRO
  • AULA 10 ACABAMENTO HYDRO DIPPING PEÇAS DE MOTO

MÓDULO ESPECIAL SPRAY

Aprenda neste módulo a fazer trabalhos de pintura hidrográfica sem nenhum equipamento de pintura (pintura hidrográfica sem pistola de pintura, pintura hidrográfica sem compressor e pintura hidrográfica sem tanque de mergulho). Invista apenas R$ 300,00 e comece a ganhar dinheiro com pintura hidrográfica.

Usando Apenas Materiais em Linha Spray, neste Módulo você vai aprender a aplicar a Técnica da Pintura Hidrográfica WTP em praticamente QUALQUER OBJETO sem Nenhum Tipo de Equipamento de Pintura.

  • ETAPA 1 - PREPARO
  • ETAPA 2 - PINTURA HIDROGRÁFICA SEM PISTOLA E SEM COMPRESSOR
  • ETAPA 3 - MERGULHO PINTURA HIDROGRÁFICA SEM TANQUE
  • ETAPA 3 - MERGULHO PINTURA HIDROGRÁFICA SEM TANQUE PARTE 2
  • ETAPA 4 - ACABAMENTO
  • RESUMO - PARTE 1
  • RESUMO - PARTE 2
  • DICA - LIMPEZA DA LATA

BÔNUS 1 - PELÍCULA EXCLUSIVA

Aprenda neste módulo a fazer sua própria película de pintura hidrográfica em casa na sua impressora jato de tinta.

  • AULA 01 COMEÇANDO
  • AULA 02 TRAVAMENTO DA PELÍCULA EXCLUSIVA
  • AULA 03 DESTACANDO A PELÍCULA EXCLUSIVA
  • AULA 04 MERGULHO DA PELÍCULA EXCLUSIVA
  • AULA 05 RESULTADO

BÔNUS 2 - EFEITO CANDY CROMO

  • CANDY CROMO - MATERIAL DE APOIO
  • AULA 01 PRETO E VERNIZ
  • AULA 02 EFEITO CROMO
  • AULA 03 PRIMEIRA DEMÃO CANDY
  • AULA 04 CANDY E VERNIZ PURO

BÔNUS 3 - RODA DE CARRO CANDY

  • RODA DE CARRO CANDY 3 CORES

BÔNUS 4 - CANDY SEM CROMO

  • BASE POLIÉSTER ALUMINIO GRAÚDO
  • APLICANDO O CANDY

BÔNUS 5 - TABELA DE PREÇOS

Tabela de preços a ser cobrado por seus serviços de pintura hidrográfica. Lista de preço de vendas de serviço de pintura hidrográfica com mais de 50 tipos de peças.

  • TABELA DE PREÇOS

DICAS SOBRE WATER TRANSFER PRINTING

  • AULA 01 CATALISE DO PRIMMER PU
  • AULA 02 COMO CATALISAR VERNIZ ALTO SÓLIDO
  • AULA 03 COMO CATALISAR VERNIZ 5 POR 1 ALTO BRILHO
  • AULA 04 COMO PREPARAR TINTA CANDY
  • AULA 05 COANDO VERNIZ COM PANO MULTIUSO
  • AULA 06 COMO FAZER UM TANQUE WTP COM BAIXO INVESTIMENTO
  • AULA 07 COMO ATIVAR AS PELÍCULAS SEM O USO DE COMPRESSOR DE AR
  • AULA 08 EFEITO CASCA DE LARANJA - COMO RESOLVER ?

Ao longo de quase 80 aulas, foram usadas mais de 10 peças diferentes, essas peças foram selecionadas porque são encontradas facilmente no dia-a-dia da pintura, com isso, você vai ter uma base para criar diversas possibilidades de personalização.

Tenho certeza que este curso vai te capacitar a aplicar inovadoras personalizações em praticamente qualquer tipo de objeto: tanque e carenagem de moto, rodas, capacetes, retrovisores, quadro de bicicletas, carcaças e controles de videogames, instrumentos musicais, garrafas, etc...

Veja algusn depoimentos de alunos do curso do Gringo WTP

Assista esses depoimentos incríveis dos nossos alunos do curso de pintura hidrográfica e descubra eles alcançaram resultados incríveis após aprender o método simples e eficaz desenvolvido pelo Vitor Silva.

Veja como eles transformaram objetos simples em verdadeiras obras de arte e como a técnica de pintura hidrográfica pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja ter uma renda extra trabalhando em casa.

 

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Onde posso comprar os materiais para pintura hidrográfica?

Se você está interessado em pintura hidrográfica, aqui estão algumas opções onde você pode comprar os materiais necessários:

Custom Arts Pintura Hidrográfica: Uma loja online dedicada à venda de materiais para pintura hidrográfica (water transfer printing). Eles oferecem películas, ativadores e outros produtos relacionados.

Destaque Carros: Oferece películas para pintura hidrográfica WTP (water transfer printing) em diferentes modelos, como V de Vingança, caveira mexicana, madeira jacarandá e muito mais.

Lembre-se de verificar os detalhes de cada loja e escolher a que melhor atende às suas necessidades.


Qual é o preço médio das películas de transferência de água?

O preço médio das películas de transferência de água pode variar dependendo do tamanho, qualidade e fornecedor. Aqui estão algumas opções:

PVA Filme De Transferência De Água (50*100 cm):

  • Material de alta qualidade.
  • Excelentes propriedades adesivas e emulsificantes.
  • Não tóxico e sem cheiro.
  • Ideal para aplicação em sofás, mesas, armários, óculos, canetas, pisos e painéis de parede.
  • Preço médio: R$25,50 a R$39,501.

Película hidrográfica de impressão de transferência de água (0,5x1m):

  • Utilizada para aplicar gráficos vívidos e de alta definição em diversos materiais.
  • Preço médio: Varia de acordo com o fornecedor2.

Lembre-se de verificar detalhes específicos e escolher a opção que melhor atende às suas necessidades!


Qual é o custo médio dos ativadores para pintura hidrográfica?

O custo médio dos ativadores para pintura hidrográfica varia dependendo do tamanho e da marca. Aqui estão algumas opções:

Ativador Pintura Hidrográfica WTP Formula Original 250 ml:

  • Rendimento médio de 3,75 metros de película.
  • Compatível com todas as películas do mercado, independentemente da espessura e composição1.

Ativador Pintura Hidrográfica WTP Formula Original 500 ml:

  • Preço médio de R$502.

Qual é o preço médio dos vernizes para finalizar a pintura hidrográfica?

O preço médio dos vernizes para finalizar a pintura hidrográfica pode variar dependendo do tipo e da marca. Aqui estão algumas opções:

Verniz Base Água Extra Marítimo Acetinado Incolor 3,6L Sparlack:

  • Valoriza o aspecto natural da madeira e mantém a beleza de seus veios.
  • Fácil de aplicar, com alto rendimento e secagem rápida.
  • Ótima resistência à maresia, intempéries e água.
  • Preço médio: R$134,901.

Verniz Acrílico Brilhante Acrilex 100ml:

  • Ideal para proteger trabalhos artísticos e artesanais.
  • Preço médio: R$21,252.

Qual é a diferença entre vernizes à base de água e solvente?

A diferença entre vernizes à base de água e vernizes à base de solvente está relacionada à composição e características de cada tipo:

Verniz à Base de Água:

  • Ecologicamente Correto: O verniz à base de água é mais sustentável e emite menos poluentes atmosféricos.
  • Baixo Odor: Possui pouco ou quase nenhum odor, tornando-o mais agradável de usar.
  • Limpeza Fácil: Os acessórios de pintura podem ser limpos com água.
  • Secagem Rápida: Seca mais rapidamente.
  • Diluição: Se necessário, a diluição é feita com água.

Verniz à Base de Solvente:

  • Durabilidade: É mais durável e resistente.
  • Odor Forte: Possui um odor mais intenso.
  • Diluição: Se precisar diluir, é feito com aguarrás.

6 MOTIVOS PARA INVESTIR no Curso de Pintura Hidrográfica WTP (Water Transfer Printing)

Muitas pessoas acabam perguntando, por que investir no treinamento e aprender a técnica da Pintura Hidrográfica ou Water Transfer Printing (WTP), pois aqui vão algumas respostas interessantes:

1– A WTP Permite Amplo Leque de Atuação

A técnica não se restringe apenas a um único segmento de atuação. Você pode optar por se especializar em um único, ou atuar em vários. Sendo alguns exemplos: automotivo, decoração, náutica, artesanato, eletrônicos e muitos outros…

2- Mercado de Trabalho

Com a disseminação desse tipo de trabalho, certamente profissionais capacitados serão requisitados pelo mercado para trabalhar na aplicação da técnica em estúdios e oficinas especializadas. Vai faltar mão de obra.

3– Pintura Hidrográfica pode ser uma excelente oprtunidade para ter uma Renda Extra

Assim como ocorre muito na Europa e Estados Unidos, iniciar as atividades com Kit Hobby é uma forma de incrementar a sua renda através de trabalhos que você pode fazer no final de semana, para amigos e conhecidos. É assim que a maioria começa a criar gosto pela atividade

4- A WTP necessita de um Baixo Investimento inicial

Para fazer as primeiras peças não é preciso muito investimento, o que é bom para que você possa realizar testes e experimentar o processo, tendo assim a oportunidade saber se é uma atividade interessante ou não.

5- Fuja da Crise

É sabido por todos que estamos vivendo uma instabilidade econômica e politica, portanto é hora de buscar se diferenciar. A Pintura Hidrográfica se destaca pela inovação e possibilidade de trabalhar imagens em peças antes sem vida.

6- Treinamento On Line

Você pode aprender a customizar com qualidade sem sair de casa. O curso on line é completo e altamente recomendado para que você possa aprender de verdade. E assim não cometer erros, não ter desperdício de material e ter um certificado, para então ter capacidade de oferecer qualidade a seus clientes.

Pintura Hidrográfica conquista o mercado brasileiro

Consumidores e profissionais investem cada vez mais na recém técnica de pintura de personalização de objetos

Cada vez mais o mercado se reinventa afim de atrair empreendedores e consumidores que estão sempre em busca de inovações. Uma delas que está fazendo a cabeça das pessoas é a pintura hidrográfica, conhecida também como Water Transfer Printing (WTP) ou Hydro Dipping, é uma nova técnica de pintura que personaliza diversos objetos, ela utiliza um tanque de água, uma película personalizada com desenho opcional, spray ativador e verniz para finalizar. No início a técnica era utilizada para a personalização de peças automotivas, mas hoje ganhou espaço e já pode ser vista em capinhas de celulares, bolsas, sapatos, óculos, instrumentos musicais entre muitos outros.

Recentemente chegada ao Brasil (2015), a pintura hidrográfica tem crescido aceleradamente no país, profissionais que dominam a técnica disponibilizam seu conhecimento através de cursos online, o que fez torna-la ainda mais conhecida. O profissional, Alexandre Djavan Diretor da Agência AprendeWeb, especializada em lançamento de produtos digitais, afirma que o Curso WTP Brazil ganhou grande espaço no país na mesma proporção da divulgação da técnica, uma vez que a novidade atrai sempre interessados em contratar o serviço como também em aprender. O mercado de WTP praticamente não existia até a criação do curso online. Em 2015, depois do pioneirismo dos irmão André e Anderson (Space Arts) que criaram o Curso de Pintura Hidrográfica WTP Brazil, tornando-se o maior do segmento, a técnica passou a ser conhecida em todo o país.

O mercado de WTP tem grande potencial por não se restringir a apenas à um segmento, o profissional pode atuar no ramo automotivo personalizando qualquer peça de um veículo como também nos mercados de moda e decoração, customizando praticamente todo objeto que for possível de se mergulhar em água. Hoje o curso já possui mais de mil alunos de todo o Brasil e conta com mais de 6.500 Afiliados, empreendedores online experientes que divulgam e levam ao conhecimento de todos tudo sobre a Pintura Hidrográfica através de conteúdo online. Estes profissionais também recebem uma boa comissão por cada venda realizada através de sua indicação.

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IMPRESSÃO HIDROGRÁFICA FAZ CUSTOMIZAÇÃO PARECER MÁGICA

Há alguns meses circulam vídeos na Internet que mostram uma técnica de pintura bastante peculiar. Trata-se da Water Transfer Printing (WTP), ou impressão hidrográfica. Em um primeiro momento, chama a atenção a facilidade com a qual peças automotivas como rodas, capas de retrovisores, entre outras, são pintadas: após serem mergulhadas em um tanque, elas saem já com o aspecto final. O resultado impressiona justamente pela simplicidade da aplicação e pelo resultado, vez que, por meio da técnica, é possível aplicar desenhos e texturas complexas em poucos minutos, contrastando com o trabalho demorado e de maior dificuldade e custo de procedimentos como a aerografia.

Por essas características, o procedimento vem ganhando espaço na customização automotiva em todo o mundo. A técnica surgiu, ainda de maneira rudimentar, nos Estados Unidos durante a primeira parte da década de 1980. De lá para cá, evoluiu de forma considerável. Hoje, o processo consiste em seis passos relativamente simples: aplicação de base na peça (primer), aquecimento da água do tanque de imersão e instalação da película com o desenho desejado, ativação da película, imersão da peça, lavagem e secagem do objeto pintado e aplicação de verniz.

O procedimento em si é rápido. “Tudo depende da complexidade do item que está sendo trabalhado. Por exemplo, uma roda pode levar cerca de 20 minutos para ser pintada, sem considerar o tempo de secagem”, afirma Allan Alves, diretor da Projfix, empresa especializada em impressão hidrográfica.

Egresso da Austrália, Allan conheceu a técnica de pintura no próprio país da Oceania e também no Vietnã. “Ao retornar para o Brasil, a ideia era oferecer a impressão hidrográfica como um complemento para a pintura eletrostática tradicional. Foi identificado, porém, um mercado em potencial, que é o da customização. A partir daí, desenvolvemos um projeto para construir os equipamentos necessários em solo nacional, além de fechar acordos para a importação de películas, montar cadeias de fornecedores e estruturar a atividade de maneira regulamentada”, diz.

EXEMPLOS DE PEÇAS AUTOMOTIVAS COM PINTURA HIDROGRÁFICA - O RESULTADO É INCRÍVEL

pintura hidrográfica personalizada 01

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Sobre a GeoSollutions autora do Curso Completo de Pintura Hidrográfica

Vitor Silvar - Gringo WTP Olá, Me chamo Vitor e Sou téc. Industrial nas áreas de eletrônica e informática.

Desde 2005 decidi que jamais trabalharia de carteira assinada de novo.

Não funcionava mais para mim. Eu não aceitava a ideia de gastar a maior parte do meu tempo e de minha força de trabalho para uma outra pessoa que não se importava comigo.

Foi assim que conheci a palavra empreendedorismo.

Criei então a GeoSollutions, e até hoje trabalho com Assistência Técnica e Consultoria Elétrica. E dessa forma, venho dedicando meus esforços para conquistar a liberdade financeira tão almejada por todos.

Sempre apreciei muito as artes e há cerca de 6 anos conheci e aprendi uma nova técnica de pintura e personalização muito usada fora do país e pouco difundida no Brasil.

WTP ou Hydro Dipping ou como no Brasil é conhecida, Pintura Hidrográfica.

É uma técnica absurdamente simples e qualquer pessoa pode aprender em 1 semana a criar trabalhos impecáveis em praticamente qualquer objeto.

Além disso, o custo para começar seus primeiros trabalhos é muito acessível e o Resultado final é Incrível.

Sendo assim, diante desse cenário de Pandemia criei o Curso Completo de Pintura Hidrográfica – Gringo WTP.

O Curso foi desenvolvido em 4 módulos, que são as etapas fundamentais para se realizar uma pintura perfeita.

Para que você não perca tempo e dinheiro com desperdício de material Vou pegar você pela mão e te ensinar todo passo-a-passo do processo de personalização. Desde a lista de materiais e os preços dos produtos, até a divulgação do trabalho e quanto cobrar por cada um deles.

Quero te ensinar uma profissão nova no mercado e te mostrar que é possível criar seus primeiros trabalhos em qualquer lugar da sua casa. Já que, o que você precisa é de apenas de um recipiente com água e alguns outros materiais.

Se isso te Interessa, tenho um convite muito especial e oportuno para te fazer:

3 Anos Hotmarter

De um sonho para a realidade: Foi assim que nasceu a Geosollutions, mais que um nome, um estilo de vida.

E nasceu seguindo uma filosofia: A filosofia do bem-estar social, alimentada pelos seios da Geografia e da Engenharia Eletrônica.

Este ciberespaço é mais um braço do que é a GeoSollutions, do que ela acredita, apoia e segue.

O Curso Completo de Pintura Hidrográfica vai te habilitar uma nova profissão.

Sem milagres e com bastante força de vontade, tenho certeza que esses conhecimentos vão ser capazes de te gerar uma renda extra muito significativa e com pouco investimento inicial.

Sobre a IS2 Sistemas de Informação

IS2 Sistemas de Informção A IS2 Sistemas de Informação está no mercado desde 2007 no segmento de desenvolvimento de software de gestão empresarial e desenvolvimento de websites otimizados para os buscadores (Google, Bing, etc).

Além disso, temos alguns webistes onde promovemos InfoProdutos de outras empresas e pessoas, os quais acreditamos que possam ajudar outras pessoas, como é o caso desta página. Procuramos colocar nestas páginas o máximo de informação possível para que você tenha certeza do que está comprando e de quem está comprando. De qualquer forma, caso precise, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em passar todas as informações as quais temos acesso sobre o InfoProduto.

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Nesse vídeo eu ensino como remover Pintura Hidrográfica usando lixa ou thinner.

Remover Pintura Hidrográfica com thinner - use thinner e estopa para remover a película da pintura hidrográfica, é mais rápido, mas gasta mais material e danifica a pintura por baixo.

Remover Pintura Hidrográfica com lixa - comece sempre pela lixa mais grossa (lixa 400) e depois a lixa mais fina (lixa 600), depois de remover a película é necessário limpar a peça com solução desengraxante.

Veja que é possível fazer pintura hidrográfica com spray, você vai gastar apenas R$ 191,00 com materiais para pintura hidrográfica (pintura hidrográfica material) com spray. Com essa técnica exclusiva do curso Gringo WTP o custo da pintura hidrográfica fica bem acessível. Com estes materiais para pintura hidrográfica com spray você pode fazer pintura hidrográfica em 5 máquinas de barbear gerando um renda de R$ 400,00, lucro de mais de 100% com pintura hidrográfica, em outras palavras, pintura hidrográfica da dinheiro sim.

Outro exemplo de renda com pintura hidrográfica foi comprar um videogame usado por R$ 30,00, aplicar pintura hidrográfica no videogame e revendê-lo por R$ 250,00.

Veja que existem muitas formas de ganhar dinheiro com pintura hidrográfica.

Oportunidades do Mercado de Pintura Hidrográfica WTP

Atualmente, quando falamos em pintura temos inúmeras inovações. Dessa forma, fica até difícil conhecer a todas, não é mesmo? Por isso, resolvi falar sobre a Pintura Hidrográfica, a WTP do inglês Water Transfer Printing.

Continue lendo sobre Oportunidades do Mercado de Pintura Hidrográfica WTP


Cidade: Nina Rodrigues
Estado - País: MA - BRA

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Curso de Pintura Hidrográfica WTP MA

Veja as outras cidades do Maranhao onde oferecemos o curso de Pintura Hidrográfica WTP

Curso de Pintura Hidrográfica WTP MA

Dados de Nina Rodrigues - MA
Area em km2= 572
Populacao = 12464
PIB Per Capta = R$ 0

HISTORIA
1 Formação 2 Salvador: tropicalista, legista e antropólogo 3 Medicina legal 4 A visão de Nina Rodrigues: o negro como marginal 5 Produção teórica 5.1 Lista parcial de trabalhos publicados 6 Ver também 7 Referências 8 Ligações externas Formação[editar | editar código-fonte] Filho do coronel Francisco Solano Rodrigues e de dona Luísa Rosa Nina Rodrigues, nasceu na Fazenda Primavera, município de Vargem Grande, no Maranhão, onde passou a infância sob os cuidados da madrinha negra, que auxiliava sua mãe nos afazeres com a prole de sete filhos. Estudou no Colégio São Paulo e no Seminário das Mercês, em São Luís. Segundo as suas próprias referências e as de seus colegas, parece ter tido uma saúde frágil. Nas lembranças familiares, era descrito como franzino, "muito feio" e irritadiço. Em 1882, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, seguindo o curso até 1885, quando se transferiu para o Rio de Janeiro, onde concluiu o quarto ano de faculdade. Voltou à Bahia no ano seguinte, quando escreveu seu primeiro artigo, sobre a lepra no Maranhão - "A Morféa em Anajatuba (Maranhão)".[2] Retornando ao Rio em 1887, concluiu o curso em 10 de fevereiro de 1888, defendendo a tese Amiotrophias de origem periférica, sobre três casos de paralisia progressiva numa família. No ano de 1888, clinicou em São Luís, mantendo consultório na antiga rua do Sol, hoje Nina Rodrigues. No Maranhão, realizou pesquisas sobre padrões de alimentação do povo, publicando seus resultados no jornal Pacotilha. Por causa de um desses artigos, em que atribui os problemas de saúde da população carente à má alimentação, foi apelidado de "Doutor Farinha Seca".[3] Incompreendido e hostilizado por seus conterrâneos médicos, resolve fugir do provincianismo e do apelido derrisório, retornando no mesmo ano à Bahia, que será sua morada definitiva.[2] Salvador: tropicalista, legista e antropólogo[editar | editar código-fonte] Em Salvador, que tinha mais de dois mil africanos catalogados, à época da abolição da escravatura (1888), dedicou-se também à clínica médica e ao atendimento da população menos favorecida, majoritariamente negra, sendo então chamado Doutor dos Pobres.[4] Em 1889, prestou concurso para a Faculdade de Medicina da Bahia, vindo a ocupar o lugar de adjunto da Cadeira de Clínica Médica, cujo titular era o conselheiro José Luís de Almeida Couto, republicano histórico, abolicionista e político de projeção nacional. Mas seu objeto de estudo e pesquisa estava fora dos limites físicos da instituição acadêmica. Por isso, não abria mão de conviver com as mazelas da população excluída do centro de poder por mais criticado que fosse. "Nina está maluco! Frequenta candomblés, deita-se com as inhaôs [ sic ] e come a comida dos orixás", era uma frase típica das picuinhas dos seus colegas catedráticos, segundo narra o discípulo e admirador Estácio de Lima, no livro Velho e Novo Nina.[5] Nina Rodrigues e Alfredo Tomé de Brito, também médico e mais tarde diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, casaram-se com filhas do conselheiro. [4]A família conta que cada um deles fora, antes, noivo da irmã que casaria com o outro. Em Salvador incorporou-se à chamada Escola Tropicalista Baiana,[6][7] grupo formado por volta de 1860 em torno da Gazeta Médica da Bahia. O grupo era constituído, informalmente, por médicos que se dedicaram à pesquisa da etiologia das doenças tropicais que acometiam as populações pobres do país, sobretudo os negros escravos. O grupo desenvolvia estudos anatomopatológicos. De início, Nina dedicou-se a pesquisas sobre o beribéri, defendendo a doutrina microbiana de Pasteur; mas acabou por abandonar esse trabalho, alegando falta de pessoal especializado e do equipamento de laboratório necessário para acompanhar os desenvolvimentos da ciência médica, a partir das descobertas de Pasteur, Koch (1843-1910), Claude Bernard (1813-1878) e outros. Afasta-se do grupo em 1897, depois de ter atuado como principal colaborador da Gazeta Médica da Bahia, da qual fora diretor entre 1890 e 1893, tendo publicado artigos sobre temas que faziam parte da agenda dos tropicalistas, tais como beribéri e lepra, além de abordar as doenças de maior incidência no Brasil e a necessidade de reforma do sistema de saúde na Bahia.[6] Em uma segunda incursão na classificação racial da população, dessa vez de âmbito nacional, num artigo publicado em 1890, na Gazeta Médica e no Brazil Médico do Rio de Janeiro, aparece pela primeira vez a rubrica antropologia – "anthropologia patológica". Escreve também uma nota apoiando a iniciativa de Brás do Amaral - professor de Elementos de Antropologia, no Instituto de Instrução Secundária de Salvador - de iniciar uma coleção de "objetos antropológicos" – esqueletos, chumaços de cabelo e recortes de pele dos índios do Estado.[4] No Terceiro Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia, reunido em Salvador em outubro daquele ano, e de cuja comissão executiva Nina Rodrigues fora eleito tesoureiro pela Congregação da Faculdade, ele apresentaria três trabalhos – sendo um deles o relatório de uma autópsia que fizera - a única realizada durante uma epidemia de influenza que ocorrera recentemente na Bahia.[carece de fontes?] O desligamento de Nina Rodrigues marca o término da Escola Tropicalista Baiana. Daí em diante, ele passaria a se dedicar a estudos sobre a biossociologia brasileira, na qual o biológico era entendido como determinante do social, inspirando-se nas teorias de Cesare Lombroso (1836-1909), em medicina legal, e de Wilhelm Wundt (1832-1920), em psicologia social - teorias que compunham um pensamento racista acerca da superioridade da raça branca, baseado em uma discutível interpretação das ideias de Herbert Spencer (1810-1903), Charles Darwin (1809-1882) e Francis Galton (1822-1911). Os estudos de Nina Rodrigues voltaram-se, assim, para problemas de raça e cultura, em geral, e de crimes, em particular, tendo como viés, além daquelas teorias, os preceitos positivistas de Auguste Comte. Concluiu que a herança racial não era apenas a chave para a predisposição a certas doenças, mas que os africanos e os povos miscigenados eram também mais predispostos à criminalidade. Embora o seu argumento da inferioridade da raça negra não fosse comprovado cientificamente, a produção científica de Nina Rodrigues foi reconhecida e respeitada por seu pioneirismo nos estudos dedicados à cultura afro-brasileira. Reuniu informações importantes a respeito nas áreas de literatura, etnografia, folclore, política, costumes e filosofia, numa época em que havia uma preocupação em negar as influências africanas na cultura brasileira. Medicina legal[editar | editar código-fonte] Em 1891, assumiu a cadeira de Medicina Pública - ocupada anteriormente por Virgílio Damásio. Tempos depois, assumiu a cadeira de medicina legal, cuja criação fora proposta por Damásio.[4] Empenha-se desde então para por em prática as propostas de Damásio que, depois de visitar vários países da Europa, sugerira, em seu relatório da visita, a implantação do ensino prático e a nomeação dos professores de medicina legal como peritos da polícia.[2] Na medicina legal, como em tudo o mais, promoveu importantes transformações. Afrânio Peixoto nos conta que Nina "deu tal lustro à especialidade que, por todo o país, foi a cadeira mais ambicionada".[carece de fontes?] Com o resultados de seus estudos, propôs uma reformulação no conceito de responsabilidade penal, sugeriu a reforma dos exames médico-legais e foi pioneiro da assistência médico-legal a doentes mentais, além de defender a aplicação da perícia psiquiátrica não apenas nos manicômios, mas também nos tribunais. Além disso, analisou em profundidade os problemas do negro no Brasil, fazendo escola no assunto. O Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), o mais antigo dos quatro órgãos que compõem a estrutura do Departamento de Polícia Técnica da Bahia, foi criado (1906) pelo Prof. Oscar Freire e denominado Nina Rodrigues pela Congregação da Faculdade de Medicina da Bahia, em homenagem ao eminente catedrático de Medicina-Legal, falecido naquele mesmo ano, aos 44 anos de idade.[8] A posição singular de Nina Rodrigues na história do pensamento antropológico brasileiro (que deve ser remetida à leitura de obras como As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil , O animismo fetichista dos negros da Bahia e Os africanos no Brasil), foi estudada pela professora Mariza Corrêa (Unicamp), em As ilusões da liberdade: a Escola Nina Rodrigues e a antropologia no Brasil. [9] A visão de Nina Rodrigues: o negro como marginal[editar | editar código-fonte] Nina Rodrigues defendeu idéias que hoje podem ser qualificadas como racistas, mas, à época, eram consideradas científicas e avançadas. Ele foi fortemente influenciado pelas idéias do criminólogo italiano Cesare Lombroso. No ano da abolição da escravatura, escreveu: "A igualdade é falsa, a igualdade só existe nas mãos dos juristas". Em 1894, publicou um ensaio no qual defendeu a tese de que deveriam existir códigos penais diferentes para raças diferentes.[carece de fontes?] Nina Rodrigues foi um dos introdutores da antropologia criminal, da antropometria e da frenologia no país. Em 1899 publicou Mestiçagem, Degenerescência e Crime, procurando provar suas teses sobre a degenerescência e as tendências ao crime dos negros e mestiços. Os demais títulos publicados também não deixam dúvidas sobre seus objetivos: "Antropologia patológica: os mestiços", "Degenerescência física e mental entre os mestiços nas terras quentes". Para ele, negros e os mestiços se constituíam na causa da inferioridade do Brasil.[carece de fontes?] Na sua grande obra, Os Africanos no Brasil, escreveu: "Para dar-lhe [a escravidão] esta feição impressionante foi necessário ou conveniente emprestar ao negro a organização psíquica dos povos brancos mais cultos (…) O sentimento nobilíssimo de simpatia e piedade, ampliado nas proporções duma avalanche enorme na sugestão coletiva de todo um povo, ao negro havia conferido (…) qualidades, sentimentos, dotes morais ou idéias que ele não tinha e que não podia ter; e naquela emergência não havia que apelar de tal sentença, pois a exaltação sentimental não dava tempo nem calma para reflexões e raciocínios".[carece de fontes?] Segundo Nina, a inferioridade do negro – e dos não brancos – seria "um fenômeno de ordem perfeitamente natural, produto da marcha desigual do desenvolvimento filogenético da humanidade nas suas diversas divisões e seções". No Brasil os arianos deveriam cumprir a missão de não permitir que as massas de negros e mestiços pudessem interferir nos destinos do país. "A civilização ariana está representada no Brasil por uma fraca minoria da raça branca a quem ficou o encargo de defendê-la (…) (dos) atos anti-sociais das raças inferiores, sejam estes verdadeiros crimes no conceito dessas raças, sejam, ao contrário, manifestações do conflito, da luta pela existência entre a civilização superior da raça branca e os esboços de civilização das raças conquistadas ou submetidas".[10] Nina Rodrigues é identificado com um personagem professor Nilo Argolo, do livro Tenda dos Milagres, de Jorge Amado. O nome do livro escrito pelo personagem é Mestiçagem, Degenerescência e Crime, o que o liga diretamente a Nina Rodrigues. [11]
ECONOMIA
Algumas informacões sobre a economia e população da cidade. A cidade de Nina Rodrigues localizada no estado de Maranhao tem uma área de 572.5 de quilometros quadrados. A população total de Nina Rodrigues é de 12464 pessoas, sendo 6336 homens e 6128 mulheres. A população na área urbana de Nina Rodrigues MA é de 4439pessoas, já a população da árae rual é de 8025 pessoas. A Densidade demográfica de Nina Rodrigues MA é de 21.77. A densidade demegráfica é a medida expressada pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais). É geralmente expressada em habitantes por quilômetro quadrado. Veja mais no link a seguir Densidade Demográfica Wikipedia. Outra informação que temos sobre a população de Nina Rodrigues MA é que 38.91% tem entre 0 e 14 anos de idade; 56.74% tem entre 15 e 64 anos de idade; e 4.35% tem acima de 64 anos de idade. Conforme os dados, a maior população da cidade de Nina Rodrigues localizada no estado de Maranhao são as pessoas de 15 a 64 anos de idade, ou seja, existem mais adultos no município. Em termos de ecnomia isso é bom pois tem mais pessoas trabalhando e gerando riqueza para o país. 1 Formação 2 Salvador: tropicalista, legista e antropólogo 3 Medicina legal 4 A visão de Nina Rodrigues: o negro como marginal 5 Produção teórica 5.1 Lista parcial de trabalhos publicados 6 Ver também 7 Referências 8 Ligações externas Formação[editar | editar código-fonte] Filho do coronel Francisco Solano Rodrigues e de dona Luísa Rosa Nina Rodrigues, nasceu na Fazenda Primavera, município de Vargem Grande, no Maranhão, onde passou a infância sob os cuidados da madrinha negra, que auxiliava sua mãe nos afazeres com a prole de sete filhos. Estudou no Colégio São Paulo e no Seminário das Mercês, em São Luís. Segundo as suas próprias referências e as de seus colegas, parece ter tido uma saúde frágil. Nas lembranças familiares, era descrito como franzino, "muito feio" e irritadiço. Em 1882, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, seguindo o curso até 1885, quando se transferiu para o Rio de Janeiro, onde concluiu o quarto ano de faculdade. Voltou à Bahia no ano seguinte, quando escreveu seu primeiro artigo, sobre a lepra no Maranhão - "A Morféa em Anajatuba (Maranhão)".[2] Retornando ao Rio em 1887, concluiu o curso em 10 de fevereiro de 1888, defendendo a tese Amiotrophias de origem periférica, sobre três casos de paralisia progressiva numa família. No ano de 1888, clinicou em São Luís, mantendo consultório na antiga rua do Sol, hoje Nina Rodrigues. No Maranhão, realizou pesquisas sobre padrões de alimentação do povo, publicando seus resultados no jornal Pacotilha. Por causa de um desses artigos, em que atribui os problemas de saúde da população carente à má alimentação, foi apelidado de "Doutor Farinha Seca".[3] Incompreendido e hostilizado por seus conterrâneos médicos, resolve fugir do provincianismo e do apelido derrisório, retornando no mesmo ano à Bahia, que será sua morada definitiva.[2] Salvador: tropicalista, legista e antropólogo[editar | editar código-fonte] Em Salvador, que tinha mais de dois mil africanos catalogados, à época da abolição da escravatura (1888), dedicou-se também à clínica médica e ao atendimento da população menos favorecida, majoritariamente negra, sendo então chamado Doutor dos Pobres.[4] Em 1889, prestou concurso para a Faculdade de Medicina da Bahia, vindo a ocupar o lugar de adjunto da Cadeira de Clínica Médica, cujo titular era o conselheiro José Luís de Almeida Couto, republicano histórico, abolicionista e político de projeção nacional. Mas seu objeto de estudo e pesquisa estava fora dos limites físicos da instituição acadêmica. Por isso, não abria mão de conviver com as mazelas da população excluída do centro de poder por mais criticado que fosse. "Nina está maluco! Frequenta candomblés, deita-se com as inhaôs [ sic ] e come a comida dos orixás", era uma frase típica das picuinhas dos seus colegas catedráticos, segundo narra o discípulo e admirador Estácio de Lima, no livro Velho e Novo Nina.[5] Nina Rodrigues e Alfredo Tomé de Brito, também médico e mais tarde diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, casaram-se com filhas do conselheiro. [4]A família conta que cada um deles fora, antes, noivo da irmã que casaria com o outro. Em Salvador incorporou-se à chamada Escola Tropicalista Baiana,[6][7] grupo formado por volta de 1860 em torno da Gazeta Médica da Bahia. O grupo era constituído, informalmente, por médicos que se dedicaram à pesquisa da etiologia das doenças tropicais que acometiam as populações pobres do país, sobretudo os negros escravos. O grupo desenvolvia estudos anatomopatológicos. De início, Nina dedicou-se a pesquisas sobre o beribéri, defendendo a doutrina microbiana de Pasteur; mas acabou por abandonar esse trabalho, alegando falta de pessoal especializado e do equipamento de laboratório necessário para acompanhar os desenvolvimentos da ciência médica, a partir das descobertas de Pasteur, Koch (1843-1910), Claude Bernard (1813-1878) e outros. Afasta-se do grupo em 1897, depois de ter atuado como principal colaborador da Gazeta Médica da Bahia, da qual fora diretor entre 1890 e 1893, tendo publicado artigos sobre temas que faziam parte da agenda dos tropicalistas, tais como beribéri e lepra, além de abordar as doenças de maior incidência no Brasil e a necessidade de reforma do sistema de saúde na Bahia.[6] Em uma segunda incursão na classificação racial da população, dessa vez de âmbito nacional, num artigo publicado em 1890, na Gazeta Médica e no Brazil Médico do Rio de Janeiro, aparece pela primeira vez a rubrica antropologia – "anthropologia patológica". Escreve também uma nota apoiando a iniciativa de Brás do Amaral - professor de Elementos de Antropologia, no Instituto de Instrução Secundária de Salvador - de iniciar uma coleção de "objetos antropológicos" – esqueletos, chumaços de cabelo e recortes de pele dos índios do Estado.[4] No Terceiro Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia, reunido em Salvador em outubro daquele ano, e de cuja comissão executiva Nina Rodrigues fora eleito tesoureiro pela Congregação da Faculdade, ele apresentaria três trabalhos – sendo um deles o relatório de uma autópsia que fizera - a única realizada durante uma epidemia de influenza que ocorrera recentemente na Bahia.[carece de fontes?] O desligamento de Nina Rodrigues marca o término da Escola Tropicalista Baiana. Daí em diante, ele passaria a se dedicar a estudos sobre a biossociologia brasileira, na qual o biológico era entendido como determinante do social, inspirando-se nas teorias de Cesare Lombroso (1836-1909), em medicina legal, e de Wilhelm Wundt (1832-1920), em psicologia social - teorias que compunham um pensamento racista acerca da superioridade da raça branca, baseado em uma discutível interpretação das ideias de Herbert Spencer (1810-1903), Charles Darwin (1809-1882) e Francis Galton (1822-1911). Os estudos de Nina Rodrigues voltaram-se, assim, para problemas de raça e cultura, em geral, e de crimes, em particular, tendo como viés, além daquelas teorias, os preceitos positivistas de Auguste Comte. Concluiu que a herança racial não era apenas a chave para a predisposição a certas doenças, mas que os africanos e os povos miscigenados eram também mais predispostos à criminalidade. Embora o seu argumento da inferioridade da raça negra não fosse comprovado cientificamente, a produção científica de Nina Rodrigues foi reconhecida e respeitada por seu pioneirismo nos estudos dedicados à cultura afro-brasileira. Reuniu informações importantes a respeito nas áreas de literatura, etnografia, folclore, política, costumes e filosofia, numa época em que havia uma preocupação em negar as influências africanas na cultura brasileira. Medicina legal[editar | editar código-fonte] Em 1891, assumiu a cadeira de Medicina Pública - ocupada anteriormente por Virgílio Damásio. Tempos depois, assumiu a cadeira de medicina legal, cuja criação fora proposta por Damásio.[4] Empenha-se desde então para por em prática as propostas de Damásio que, depois de visitar vários países da Europa, sugerira, em seu relatório da visita, a implantação do ensino prático e a nomeação dos professores de medicina legal como peritos da polícia.[2] Na medicina legal, como em tudo o mais, promoveu importantes transformações. Afrânio Peixoto nos conta que Nina "deu tal lustro à especialidade que, por todo o país, foi a cadeira mais ambicionada".[carece de fontes?] Com o resultados de seus estudos, propôs uma reformulação no conceito de responsabilidade penal, sugeriu a reforma dos exames médico-legais e foi pioneiro da assistência médico-legal a doentes mentais, além de defender a aplicação da perícia psiquiátrica não apenas nos manicômios, mas também nos tribunais. Além disso, analisou em profundidade os problemas do negro no Brasil, fazendo escola no assunto. O Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), o mais antigo dos quatro órgãos que compõem a estrutura do Departamento de Polícia Técnica da Bahia, foi criado (1906) pelo Prof. Oscar Freire e denominado Nina Rodrigues pela Congregação da Faculdade de Medicina da Bahia, em homenagem ao eminente catedrático de Medicina-Legal, falecido naquele mesmo ano, aos 44 anos de idade.[8] A posição singular de Nina Rodrigues na história do pensamento antropológico brasileiro (que deve ser remetida à leitura de obras como As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil , O animismo fetichista dos negros da Bahia e Os africanos no Brasil), foi estudada pela professora Mariza Corrêa (Unicamp), em As ilusões da liberdade: a Escola Nina Rodrigues e a antropologia no Brasil. [9] A visão de Nina Rodrigues: o negro como marginal[editar | editar código-fonte] Nina Rodrigues defendeu idéias que hoje podem ser qualificadas como racistas, mas, à época, eram consideradas científicas e avançadas. Ele foi fortemente influenciado pelas idéias do criminólogo italiano Cesare Lombroso. No ano da abolição da escravatura, escreveu: "A igualdade é falsa, a igualdade só existe nas mãos dos juristas". Em 1894, publicou um ensaio no qual defendeu a tese de que deveriam existir códigos penais diferentes para raças diferentes.[carece de fontes?] Nina Rodrigues foi um dos introdutores da antropologia criminal, da antropometria e da frenologia no país. Em 1899 publicou Mestiçagem, Degenerescência e Crime, procurando provar suas teses sobre a degenerescência e as tendências ao crime dos negros e mestiços. Os demais títulos publicados também não deixam dúvidas sobre seus objetivos: "Antropologia patológica: os mestiços", "Degenerescência física e mental entre os mestiços nas terras quentes". Para ele, negros e os mestiços se constituíam na causa da inferioridade do Brasil.[carece de fontes?] Na sua grande obra, Os Africanos no Brasil, escreveu: "Para dar-lhe [a escravidão] esta feição impressionante foi necessário ou conveniente emprestar ao negro a organização psíquica dos povos brancos mais cultos (…) O sentimento nobilíssimo de simpatia e piedade, ampliado nas proporções duma avalanche enorme na sugestão coletiva de todo um povo, ao negro havia conferido (…) qualidades, sentimentos, dotes morais ou idéias que ele não tinha e que não podia ter; e naquela emergência não havia que apelar de tal sentença, pois a exaltação sentimental não dava tempo nem calma para reflexões e raciocínios".[carece de fontes?] Segundo Nina, a inferioridade do negro – e dos não brancos – seria "um fenômeno de ordem perfeitamente natural, produto da marcha desigual do desenvolvimento filogenético da humanidade nas suas diversas divisões e seções". No Brasil os arianos deveriam cumprir a missão de não permitir que as massas de negros e mestiços pudessem interferir nos destinos do país. "A civilização ariana está representada no Brasil por uma fraca minoria da raça branca a quem ficou o encargo de defendê-la (…) (dos) atos anti-sociais das raças inferiores, sejam estes verdadeiros crimes no conceito dessas raças, sejam, ao contrário, manifestações do conflito, da luta pela existência entre a civilização superior da raça branca e os esboços de civilização das raças conquistadas ou submetidas".[10] Nina Rodrigues é identificado com um personagem professor Nilo Argolo, do livro Tenda dos Milagres, de Jorge Amado. O nome do livro escrito pelo personagem é Mestiçagem, Degenerescência e Crime, o que o liga diretamente a Nina Rodrigues. [11]
TURISMO
1 Formação 2 Salvador: tropicalista, legista e antropólogo 3 Medicina legal 4 A visão de Nina Rodrigues: o negro como marginal 5 Produção teórica 5.1 Lista parcial de trabalhos publicados 6 Ver também 7 Referências 8 Ligações externas Formação[editar | editar código-fonte] Filho do coronel Francisco Solano Rodrigues e de dona Luísa Rosa Nina Rodrigues, nasceu na Fazenda Primavera, município de Vargem Grande, no Maranhão, onde passou a infância sob os cuidados da madrinha negra, que auxiliava sua mãe nos afazeres com a prole de sete filhos. Estudou no Colégio São Paulo e no Seminário das Mercês, em São Luís. Segundo as suas próprias referências e as de seus colegas, parece ter tido uma saúde frágil. Nas lembranças familiares, era descrito como franzino, "muito feio" e irritadiço. Em 1882, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, seguindo o curso até 1885, quando se transferiu para o Rio de Janeiro, onde concluiu o quarto ano de faculdade. Voltou à Bahia no ano seguinte, quando escreveu seu primeiro artigo, sobre a lepra no Maranhão - "A Morféa em Anajatuba (Maranhão)".[2] Retornando ao Rio em 1887, concluiu o curso em 10 de fevereiro de 1888, defendendo a tese Amiotrophias de origem periférica, sobre três casos de paralisia progressiva numa família. No ano de 1888, clinicou em São Luís, mantendo consultório na antiga rua do Sol, hoje Nina Rodrigues. No Maranhão, realizou pesquisas sobre padrões de alimentação do povo, publicando seus resultados no jornal Pacotilha. Por causa de um desses artigos, em que atribui os problemas de saúde da população carente à má alimentação, foi apelidado de "Doutor Farinha Seca".[3] Incompreendido e hostilizado por seus conterrâneos médicos, resolve fugir do provincianismo e do apelido derrisório, retornando no mesmo ano à Bahia, que será sua morada definitiva.[2] Salvador: tropicalista, legista e antropólogo[editar | editar código-fonte] Em Salvador, que tinha mais de dois mil africanos catalogados, à época da abolição da escravatura (1888), dedicou-se também à clínica médica e ao atendimento da população menos favorecida, majoritariamente negra, sendo então chamado Doutor dos Pobres.[4] Em 1889, prestou concurso para a Faculdade de Medicina da Bahia, vindo a ocupar o lugar de adjunto da Cadeira de Clínica Médica, cujo titular era o conselheiro José Luís de Almeida Couto, republicano histórico, abolicionista e político de projeção nacional. Mas seu objeto de estudo e pesquisa estava fora dos limites físicos da instituição acadêmica. Por isso, não abria mão de conviver com as mazelas da população excluída do centro de poder por mais criticado que fosse. "Nina está maluco! Frequenta candomblés, deita-se com as inhaôs [ sic ] e come a comida dos orixás", era uma frase típica das picuinhas dos seus colegas catedráticos, segundo narra o discípulo e admirador Estácio de Lima, no livro Velho e Novo Nina.[5] Nina Rodrigues e Alfredo Tomé de Brito, também médico e mais tarde diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, casaram-se com filhas do conselheiro. [4]A família conta que cada um deles fora, antes, noivo da irmã que casaria com o outro. Em Salvador incorporou-se à chamada Escola Tropicalista Baiana,[6][7] grupo formado por volta de 1860 em torno da Gazeta Médica da Bahia. O grupo era constituído, informalmente, por médicos que se dedicaram à pesquisa da etiologia das doenças tropicais que acometiam as populações pobres do país, sobretudo os negros escravos. O grupo desenvolvia estudos anatomopatológicos. De início, Nina dedicou-se a pesquisas sobre o beribéri, defendendo a doutrina microbiana de Pasteur; mas acabou por abandonar esse trabalho, alegando falta de pessoal especializado e do equipamento de laboratório necessário para acompanhar os desenvolvimentos da ciência médica, a partir das descobertas de Pasteur, Koch (1843-1910), Claude Bernard (1813-1878) e outros. Afasta-se do grupo em 1897, depois de ter atuado como principal colaborador da Gazeta Médica da Bahia, da qual fora diretor entre 1890 e 1893, tendo publicado artigos sobre temas que faziam parte da agenda dos tropicalistas, tais como beribéri e lepra, além de abordar as doenças de maior incidência no Brasil e a necessidade de reforma do sistema de saúde na Bahia.[6] Em uma segunda incursão na classificação racial da população, dessa vez de âmbito nacional, num artigo publicado em 1890, na Gazeta Médica e no Brazil Médico do Rio de Janeiro, aparece pela primeira vez a rubrica antropologia – "anthropologia patológica". Escreve também uma nota apoiando a iniciativa de Brás do Amaral - professor de Elementos de Antropologia, no Instituto de Instrução Secundária de Salvador - de iniciar uma coleção de "objetos antropológicos" – esqueletos, chumaços de cabelo e recortes de pele dos índios do Estado.[4] No Terceiro Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia, reunido em Salvador em outubro daquele ano, e de cuja comissão executiva Nina Rodrigues fora eleito tesoureiro pela Congregação da Faculdade, ele apresentaria três trabalhos – sendo um deles o relatório de uma autópsia que fizera - a única realizada durante uma epidemia de influenza que ocorrera recentemente na Bahia.[carece de fontes?] O desligamento de Nina Rodrigues marca o término da Escola Tropicalista Baiana. Daí em diante, ele passaria a se dedicar a estudos sobre a biossociologia brasileira, na qual o biológico era entendido como determinante do social, inspirando-se nas teorias de Cesare Lombroso (1836-1909), em medicina legal, e de Wilhelm Wundt (1832-1920), em psicologia social - teorias que compunham um pensamento racista acerca da superioridade da raça branca, baseado em uma discutível interpretação das ideias de Herbert Spencer (1810-1903), Charles Darwin (1809-1882) e Francis Galton (1822-1911). Os estudos de Nina Rodrigues voltaram-se, assim, para problemas de raça e cultura, em geral, e de crimes, em particular, tendo como viés, além daquelas teorias, os preceitos positivistas de Auguste Comte. Concluiu que a herança racial não era apenas a chave para a predisposição a certas doenças, mas que os africanos e os povos miscigenados eram também mais predispostos à criminalidade. Embora o seu argumento da inferioridade da raça negra não fosse comprovado cientificamente, a produção científica de Nina Rodrigues foi reconhecida e respeitada por seu pioneirismo nos estudos dedicados à cultura afro-brasileira. Reuniu informações importantes a respeito nas áreas de literatura, etnografia, folclore, política, costumes e filosofia, numa época em que havia uma preocupação em negar as influências africanas na cultura brasileira. Medicina legal[editar | editar código-fonte] Em 1891, assumiu a cadeira de Medicina Pública - ocupada anteriormente por Virgílio Damásio. Tempos depois, assumiu a cadeira de medicina legal, cuja criação fora proposta por Damásio.[4] Empenha-se desde então para por em prática as propostas de Damásio que, depois de visitar vários países da Europa, sugerira, em seu relatório da visita, a implantação do ensino prático e a nomeação dos professores de medicina legal como peritos da polícia.[2] Na medicina legal, como em tudo o mais, promoveu importantes transformações. Afrânio Peixoto nos conta que Nina "deu tal lustro à especialidade que, por todo o país, foi a cadeira mais ambicionada".[carece de fontes?] Com o resultados de seus estudos, propôs uma reformulação no conceito de responsabilidade penal, sugeriu a reforma dos exames médico-legais e foi pioneiro da assistência médico-legal a doentes mentais, além de defender a aplicação da perícia psiquiátrica não apenas nos manicômios, mas também nos tribunais. Além disso, analisou em profundidade os problemas do negro no Brasil, fazendo escola no assunto. O Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), o mais antigo dos quatro órgãos que compõem a estrutura do Departamento de Polícia Técnica da Bahia, foi criado (1906) pelo Prof. Oscar Freire e denominado Nina Rodrigues pela Congregação da Faculdade de Medicina da Bahia, em homenagem ao eminente catedrático de Medicina-Legal, falecido naquele mesmo ano, aos 44 anos de idade.[8] A posição singular de Nina Rodrigues na história do pensamento antropológico brasileiro (que deve ser remetida à leitura de obras como As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil , O animismo fetichista dos negros da Bahia e Os africanos no Brasil), foi estudada pela professora Mariza Corrêa (Unicamp), em As ilusões da liberdade: a Escola Nina Rodrigues e a antropologia no Brasil. [9] A visão de Nina Rodrigues: o negro como marginal[editar | editar código-fonte] Nina Rodrigues defendeu idéias que hoje podem ser qualificadas como racistas, mas, à época, eram consideradas científicas e avançadas. Ele foi fortemente influenciado pelas idéias do criminólogo italiano Cesare Lombroso. No ano da abolição da escravatura, escreveu: "A igualdade é falsa, a igualdade só existe nas mãos dos juristas". Em 1894, publicou um ensaio no qual defendeu a tese de que deveriam existir códigos penais diferentes para raças diferentes.[carece de fontes?] Nina Rodrigues foi um dos introdutores da antropologia criminal, da antropometria e da frenologia no país. Em 1899 publicou Mestiçagem, Degenerescência e Crime, procurando provar suas teses sobre a degenerescência e as tendências ao crime dos negros e mestiços. Os demais títulos publicados também não deixam dúvidas sobre seus objetivos: "Antropologia patológica: os mestiços", "Degenerescência física e mental entre os mestiços nas terras quentes". Para ele, negros e os mestiços se constituíam na causa da inferioridade do Brasil.[carece de fontes?] Na sua grande obra, Os Africanos no Brasil, escreveu: "Para dar-lhe [a escravidão] esta feição impressionante foi necessário ou conveniente emprestar ao negro a organização psíquica dos povos brancos mais cultos (…) O sentimento nobilíssimo de simpatia e piedade, ampliado nas proporções duma avalanche enorme na sugestão coletiva de todo um povo, ao negro havia conferido (…) qualidades, sentimentos, dotes morais ou idéias que ele não tinha e que não podia ter; e naquela emergência não havia que apelar de tal sentença, pois a exaltação sentimental não dava tempo nem calma para reflexões e raciocínios".[carece de fontes?] Segundo Nina, a inferioridade do negro – e dos não brancos – seria "um fenômeno de ordem perfeitamente natural, produto da marcha desigual do desenvolvimento filogenético da humanidade nas suas diversas divisões e seções". No Brasil os arianos deveriam cumprir a missão de não permitir que as massas de negros e mestiços pudessem interferir nos destinos do país. "A civilização ariana está representada no Brasil por uma fraca minoria da raça branca a quem ficou o encargo de defendê-la (…) (dos) atos anti-sociais das raças inferiores, sejam estes verdadeiros crimes no conceito dessas raças, sejam, ao contrário, manifestações do conflito, da luta pela existência entre a civilização superior da raça branca e os esboços de civilização das raças conquistadas ou submetidas".[10] Nina Rodrigues é identificado com um personagem professor Nilo Argolo, do livro Tenda dos Milagres, de Jorge Amado. O nome do livro escrito pelo personagem é Mestiçagem, Degenerescência e Crime, o que o liga diretamente a Nina Rodrigues. [11]

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